terça-feira, 14 de abril de 2009

Atletas chineses apanhados na rede Anti-doping


O Comité Olímpico Internacional está a cerrar fileiras no combate anti-doping. A equipa chinesa ficou com menos 40 elementos, por terem sido detectadas substâncias proibidas nas análises ao sangue de sete atletas de remo.
A equipa olímpica chinesa sofreu um corte ficando com menos 40 membros, entre atletas e oficiais. O abalo no plantel chinês serve como caso exemplar sobre a política anti-doping para um país que figura na lista de candidatos para receber os Jogos Olímpicos de 2008.
O Comité Olímpico Internacional (COI) já elogiou a atitude implementada pelos dirigentes olímpicos chineses depois de sete elementos da equipa de remo terem sido apanhados no teste de consumo de estupefacientes.
O Presidente do COI, Juan António Samaranch, classificou o incidente de boas notícias. «Isto revela que o novo sistema para detectar substâncias proibidas vai funcionar muito bem», declarou. De recordar que o organismo que rege os Jogos Olímpicos aprovou recentemente a realização de análises de sangue, pela primeira vez na história da competição desportiva, com o objectivo de detectar com maior eficácia os prevaricadores.
Também a vice-presidente do COI, Anita DeFrantz, manifestou satisfação com a posição forte assumida pelos dirigentes da equipa olímpica chinesa que viu reduzido o seu elenco em cerca de 10 por cento. Para Anita DeFrantz trata-se de, mais do que uma simples condenação, de uma importante mensagem para os atletas.
«Isto é um aviso para todos os atletas que querem vir para os Jogos Olímpicos com drogas no seu sistema: fiquem em casa», defendeu. «Na minha opinião, estes atletas estavam a ser cobardes e a usar substâncias que não deviam. Não venham para os Jogos se não estiverem limpos, reforçou a vice-presidente do COI.
Tudo começou quando a Organização Mundial de Remo anunciou na sua página na Internet que o comité olímpico chinês tinha eliminado sete elementos da equipa de 17 que havia sido apresentada apenas há 10 dias como representante da potência asiática no evento desportivo nesta modalidade.
As autoridades chinesas têm feito diversos esforços para melhorar a imagem de que gozam na cena desportiva mundial. O facto de a China ser candidata à organização da edição de 2008 dos Jogos Olímpicos não é alheia a esta campanha.


1 comentário:

  1. Eu não percebo nada disso mas digo.vos ja que o vosso blog ta muito interessante para que perceba do doping...Ass: marcilia

    ResponderEliminar